Notícias

Resumo do campeonato de Street Fighter V da EVO 2016 Veja aqui o que rolou nos 3 dias do torneio

O primeiro campeonato oficial de Street Fighter V da Evolution Championship Series (EVO), que contou com mais de 5.000 inscritos, terminou neste domingo, após 3 dias de intensas disputas, com a vitória do Sul-Coreano Lee Seon-woo (Infiltration) sobre o japonês Ai Keita (Fuudo) na grande final.

No primeiro dia, o destaque ficou por conta da eliminação de praticamente todos os brasileiros que estavam na disputa. O principal jogador nacional, Keoma Pacheco, foi eliminado após perder para o chileno Richard “Chancho Kay” Carvajal na chave principal e, em seguida, para o sueco Evan “Brick” Slabic na repescagem, totalizando 5 vitórias e 2 derrotas no torneio. Apenas Guilherme Jorge Galbes, o Sarda, se classificou para o segundo dia, após vencer o americano Nicholas “Lonewolf614” Marchase na final da repescagem da chave I101.

O segundo dia, que definiu os finalistas, começou com o brasileiro Sarda caindo ainda na segunda fase após ser derrotado para o japonês T. S.. Durante as quartas-de-finais, alguns dos grandes nomes do cenário começaram a ser eliminados, como Eduardo Perez “PR Balrog”, Alex Valle e o campeão de Ultra Street Fighter IV da EVO de 2015, Yusuke Momochi. Porém, todas as atenções estavam na chave N109, que tinha nada menos que o japonês Hajime “Tokido” Taniguchi (2º no ranking), o chinês Xiao Hai (4º no ranking) e o também japonês e considerado lenda nos jogos de luta, Daigo “The Beast” Umehara na chave principal, com o americano Justin Wong vindo na repescagem. Daigo acabou sendo derrotado 2 vezes seguidas em menos de 15 minutos, após um espetacular Mirror Match contra Tokido (os dois são especialistas em Ryu) na final da chave principal e depois, na repescagem, não resistiu à Karin de Justin Wong, dando adeus ao torneio.

Justin Wong elimina Daigo do torneio.

Ainda no sábado ocorreram as semi-finais, com os 32 lutadores que ainda estavam vivos. Algumas das melhores lutas aconteceram nessa fase, como a bela virada do Vega de Naoki Nemoto (Nemo) contra o incrível F.A.N.G. do cingapurenho Ho Kun Xian e a emocionante vitória do japonês Hiroyumi Nagata (Eita) com Ken contra o Ryu de Tokido, após este errar o tempo do ultra no último movimento da partida, no round decisivo, tomando um contra-ataque em seguida e perdendo a luta. Também na repescagem, Goichi Kishida se destacava com sua Chun Li, derrubando em sequência Darryl “Snake Eyez” Lewis, Olivier “Luffy” Hay, Justin Wong e o vice-campeão da EVO 2015, Yu-lin “GamerBee” Hsian, conquistando seu lugar entre os oito melhores. Enquanto isso, Infiltration sobrava, com seu Nash conseguindo a classificação para a final com certa facilidade.

Vega de Nemo derrota F.A.N.G. de Xian.

No final, os oito classificados foram: Infiltration (Nash), Go1 (Chun Li), Eita (Ken), Nemo (Vega), Atsushi “Yukadon” Fujimura (Nash), Jo “MOV” Egami (Chun Li), Ai Keita (R. Mika) e o último americano e querido da torcida, Long Island Joe, que conquistou sua vaga na última luta da noite, pela repescagem, com Nash.

LI Joe vence Kazunoko e conquista a vaga no Top 8.

No domingo, a grande final começou com uma luta incrível entre MOV e Fuudo. Fuudo dominou completamente as duas primeiras partidas, mas viu MOV reagir e quase vencer a série na quinta luta. No final, Fuudo conseguiu a vitória no terceiro round da luta 5, o round decisivo. Na partida seguinte, Infiltration dominou completamente Yukadon, vencendo tranquilamente por 3×0 e garantindo sua vaga na final da chave principal.

Luta de Fuudo contra MOV.

Na repescagem, LI Joe fez a festa da torcida ao vencer Eita por 3×1 e Go1 venceu sua revanche contra Nemo (Nemo foi o responsável por mandar Go1 para a repescagem nas quartas-de-finais) em mais uma luta emocionante decidida apenas no último round da série. A disputa seguiu na repescagem com dois mirrors matchs: LI Joe foi eliminado, para a tristeza do público presente, ao ser derrotado no duelo entre Nashs por Yukadon por 3×2, enquanto Go1 derrubou MOV na batalha de Chun Lis por 3×1. Na batalha que decidiu quem enfrentaria o perdedor de Infiltration e Fuudo, Yukadon dominou completamente a disputa e garantiu sua vaga no Top 3 com um convincente 3×0 sobre Go1.

Go1 derrota Nemo no match point.

Finalmente de volta à chave principal, Fuudo mandou Infiltration para a repescagem com mais uma série decidida apenas na última luta, com direito a um perfect durante a série, se tornando o primeiro finalista da EVO 2016. Na decisão da vaga da repescagem, Yukadon teve sua chance de revanche contra Infiltration e fez uma luta completamente diferente da que tinha feito horas antes, assumindo uma postura mais ofensiva e vendendo caro a derrota por 3×2 numa ótima luta.

Fuudo conquista sua vaga na grande final derrotando Infiltration.

Na final, como já falamos, Infiltration mostrou frieza para massacrar Fuudo duas vezes (por ter vindo da repescagem, Infiltration precisava vencer duas séries para ficar com o título) e se sagrar o primeiro campeão de Street Fighter V da EVO.

Desenvolvedor Android, apaixonado por games desde 1984.