Mobile Nintendo Notícias PC Playstation Xbox

Atores de voz declaram greve contra empresas de games Profissionais e empresas não chegaram a um acordo

Após uma semana de negociações, atores de voz e estúdios de games não chegaram a um acordo e os atores declaram greve. A SAG-AFTRA, Screen Actors Guild-American Federation of Television and Radio Artists, algo parecido com um sindicato, divulgou uma nota na madrugada de sexta declarando a greve contra os estúdios, entre eles estão EA, Activision, Disney Character Voices e a Take-2 Interactive. De acordo com a SAG-AFTRA, após 19 meses de negociações sem sucesso, a greve era a única opção viável de garantir que as preocupações da comunidade de atores com condições seguras de trabalho fossem atendidas.

“Está na hora das empresas de videogames levarem nossas preocupações a sério e negociar um contrato moderno baseado na segurança do ator, precedente na indústria e práticas melhores,” é o que disse Ray Rodriguez, chefe do escritório de contratos da SAG-AFTRA. O ator Keythe Farley, que trabalhou em franquias como Mass Effect e Call of Duty, complementou dizendo que os atores não querem entrar em greve, mas que após quase dois anos tentando renegociar seus contratos, essa foi a única forma de suas vozes serem ouvidas.

Entre as demandas, a SAG-AFTRA exige um bônus razoável para cada dois milhões de cópias vendidas, conversas prévias com produtores sobre projetos em produção e a preocupação dos atores sobre as condições de trabalho.

Um grupo representando os vários estúdios e desenvolvedores  publicou sua própria resposta a ameaça de greve anteriormente na semana, repreendendo a organização por suas ações e chamando isso de um gesto autodestrutivo. O grupo adicionou que entrar em greve apenas prejudicaria sua associação, lembrando à união, que a SAG-AFTRA representa apenas em torno de 25% dos atores na indústria. Alguns desses atores entretanto incluem talentos conhecidos como Jennifer Hale, que trabalhou como a Comandante Shepard em Mass Effect, e David Hayter, muito conhecido pela voz de Snake na série Metal Gear Solid. Ambos declararam apoio à greve durante a semana.

Membros da SAG-AFTRA programam protestos em frente aos escritórios da EA na Califórnia à partir de 24 de outubro.

Fonte: Polygon

Eward Bonasser Jr. é publicitário de formação e designer de profissão. Além dos games, tem fascínio por cinema e música e é um fanboy inveterado da Marvel e de Star Wars. Joga videogames desde quando Michael Jackson disputava o título de rei do Pop com o Prince.