Opinião PC Playstation Review Xbox

Battlefield 1 atende as expectativas e entrega o que promete Review

A Dice deu uma pausa na sequência de jogos de guerras modernas para trazer novamente as guerras históricas que deram origem a série. Desta vez eles foram além e voltaram mais de 100 anos, focando o conflito da primeira grande guerra.

Logo que você coloca o jogo no seu videogame ou realiza a instalação no PC, a primeira coisa que você fará será jogar o prologo chamado “Storm of Steel”, nele o jogo já te dará uma bela e impactante demonstração do que está por vir, tratando de uma forma bem impressionante o conflito e dando uma dimensão de profundidade e realismo das batalhas.

Modo História

A grande surpresa de Battlefield foi sem dúvidas o modo história. Acostumados a ver o foco da série totalmente no multiplayer, desta vez a Dice não só incluiu um modo história como caprichou nele. Aqui não encontraremos só missão pastelão de heroismo clichê, mas sim de personagens reais e históricos, de relações e sentimentos mais complexos.

bf1-2
O modo história irá te surpreender

O modo história conta com 5 capítulos incríveis, cada um deles abordando conflitos, personagens, veículos e cenários diferentes da primeira guerra, tudo com direito a dilemas e muita ação. Você irá de um piloto de tanque a um piloto de avião, passando por grandes encostas em armaduras pesadas, ajudando o famoso Lawrence das Arábias no deserto ou simplesmente protegendo um jovem australiano do destino fatal de uma guerra destas proporções.

Todos os capítulos contam com 3 níveis de dificuldade, colecionáveis e diversos desafios para serem completados, como destruir todos os canhões em uma determinada missão ou simplesmente passar sem ser notado por qualquer inimigo.

Modos Multiplayer

O bom e velho multiplayer de Battlefield 1 também não está menos interessante, a Dice incluiu muita coisa no jogo e fez algumas alterações visando o equilíbrio das partidas. O MP de BF1 conta com 6 modos: Conquista, Dominação, Operações, Investida, Pombos de Guerra e Cada Equipe por Si.

O modo conquista é o mais famoso e o mais frequentado, nele você conta com 64 jogadores em diversos mapas que exigem a conquista de bases. Aqui você formará um esquadrão com seus amigos ou com outros jogadores e partirá para conquistar os objetivos definidos pelo líder do esquadrão, inclusive o jogo te fornece pontos de XP extras por isso, tudo isso em meio ao caos de uma guerra, portanto não espere se ver livre de tanques, bombardeiros, blindados e toda a gama de veículos que normalmente encontramos nos jogos da série. Neste modo vencerá quem dominar mais bases, matar mais inimigos e conseguir defender as bases já conquistadas por mais tempo.

O modo Dominação é bem semelhante ao Conquista, mas os cenários são menores e o foco está no enfrentamento de infantarias.

Acrescentado em BF1, o modo Operações é um dos mais interessantes do jogo, já que ele representa de maneira fiel uma batalha real da primeira guerra mundial, determinando objetivos de forma estratégica para que o avanço ocorra (ou para que você os defenda, depende do seu lado). Neste modo você inclusive vê no horizonte o mapa anterior, dando uma perspectiva realista muito bacana, é como se seu exército realmente estivesse avançando. Aqui vence quem conquistar objetivo após objetivo até o avanço final no último mapa ou quem drenar as forças inimigas por manter uma defesa bem postada.

bf1-5
O modo Operações é para você que gosta de realismo e trabalho em equipe

Em Investida, o time atacante deve encontrar e destruir os telégrafos dos defensores, pois eles podem ser usados para invocar a artilharia. Os defensores podem frustrar os planos dos atacantes desarmando os explosivos que eles implantam, mas se os telégrafos forem destruídos, os defensores devem recuar para o setor anterior (de forma semelhante ao que ocorre no Operações), uma base de cada vez. O time atacante vence a batalha se os telégrafos em todos os setores forem destruídos.

Pombos de Guerra também é um modo novo, nele o seu time deve pegar o pombal antes dos inimigos e enviar mensagens para que a artilharia dispare nas linhas inimigas. Este modo representa a dificuldade de comunicação da primeira guerra mundial devido aos equipamentos rudimentares da época, onde os exércitos recorriam não somente aos mensageiros para enviar ordens, mas também a animais como pombos e cães.

Já o Cada Equipe por Si é bem conhecido e consiste em eliminar a maior quantidade de inimigos da sua equipe, é o puro e simples combate de infantaria.

Classes

Battlefield 1 possui 4 classes: Assalto, Médico, Suporte e Batedor. A classe de assalto te equipa com metralhadoras ou escopetas, além de possuir um arsenal anti-tanque, como dinamites, minas, granadas anti-blindados e até mesmo uma arma para perfurar blindagens.

bf1-6

Na classe de médico você contará com um rifle de disparo manual ou automático, contando com toda a uma gama de equipamentos para cura, que vai desde cura com efeito de área ou individual. O médico também conta com a habilidade de levantar aliados que caíram.

Se você optar pela classe de Suporte, você carregará uma metralhadora pesada e um kit de reparos de veículos, o que pode ser bem estratégico dependendo do cenário. O Suporte também pode equipar um morteiro para enfrentar uma grande quantidade de soldados ou até mesmo veículos.

A classe de Batedor é o bom e velho sniper, mas desta vez ele vem equipado com alguns itens que vão ajudar a não ser surpreendido. Em BF1 o Batedor conta com minas ativadas por um fio de arame, que o ajuda a proteger a área em que ele está para não ser atacado pelas costas. Uma espécia de decoy (uma cabeça de boneco) também está disponível para esta classe, ela chama a atenção dos inimigos para si, impedindo que o Batedor seja o primeiro alvo dos inimigos e dando tempo de reação para eliminá-los. O batedor também tem a opção de contar com um sinalizador que mostra no mapa a localização de todos os inimigos daquela área quando disparado.

Conforme você ganha nível e XP, você desbloqueia novos tipos de armas e acessórios que podem ser substituídos pelos que você já possui. O médico por exemplo, pode substituir sua cura por um lançador de granadas que pode ser acoplado na ponta do rifle. Cada classe possui uma variedade de acessórios, além de diversas customizações que você também desbloqueia durante o jogo para mudar a aparência das armas.

bf1-3
Alterando e customizando equipamentos

Todas as classes podem equipar diferentes tipos de pistolas ou granadas, incluindo as de fumaça, as incendiárias ou as tóxicas, muito utilizadas na primeira guerra, que te forçam a colocar uma máscara imediantamente para não morrer envenenado.

Ao final de toda partida você pode ser sorteado para ganhar uma loot box, que conta com novas armas e itens customizáveis para armas e veículos. Completando desafios do jogo e ganhando níveis você também desbloqueia novas armas e ganha bônus de guerra, uma espécie de dinheiro para adquirir novos equipamentos e armas para suas classes e veículos.

Veículos

Battlefield 1 possui uma variedade enorme de veículos. No jogo você encontrará aviões de ataque, bombardeiros, caças, tanques leves, médios e pesados, cavalaria, blindados de artilharia, jipes, fragatas, canhões e os veículos especiais, que sempre surgem em um determinado momento da partida para o time que está sendo derrotado.

bf1-7

Dependendo do tamanho da surra que seu time está levando, estes veículos especiais podem aparecer bem cedo ou quase no fim da partida.

O trem possui armas variadas, que incluem canhões, metralhadoras e bateriais anti-áereas. Ele se movimenta em uma parte determinada e limitada do cenário, permitindo que ele tome algumas bases e auxilie a distância em outras.

O Behemoth é o famoso dirigível do jogo, nele você encontrará metralhadoras, baterias anti-áreas e canhões de menor calibre comparados ao do trem, mas que são muito efetivos contra infantaria e veículos. A grande vantagem do dirigível é que ele pode se deslocar por todo o cenário sem problemas, tendo como limitações sua lenta movimentação e sua vulnerabilidade.

Por último temos o Dreadnought, um grande couraçado que dispara artilharia pesada em pontos do cenário que você determina, é ótimo para dizimar uma força atacante que está tomando ou defendendo uma base. Sua movimentação é limitada, mas o alcance de suas armas compreendem todo o campo de batalha, além de também contar com baterias anti-áreas.

Todos os veículos de jogo, com exceção dos especiais, são customizavéis (aparência) e podem ter seus armamentos trocados. Por exemplo, o tanque pode trocar suas metralhadoras por lança-chamas ou por armamentos anti-infantaria ou anti-tanque, os bombardeiros podem equipar bombas de demolição, incendiárias ou bombas de fragmentação, os caças podem equipar armamentos ar-ar ou ar-terra e etc. Todos os veículos possuem diversos tipos de armamentos que podem ser desbloqueados e equipados a qualquer momento, dependendo de sua estratégia.

bf1-4
Nestas horas não dá pra ter dó dos pobres cavalinhos…

Aspectos Técnicos

Graficamente falando o jogo é bonito, alterna alguns momentos de gráficos excelentes e outros deixam um pouco a desejar, a movimentação dos personagens também poderia ser melhor polida.

A interface do jogo é idêntica a do Star Wars: Battlefront e a Dice não fez questão alguma de disfarçar isso, a jogabilidade ainda precisa de alguns refinamentos na resposta dos comandos e na correção de alguns bugs que não são raros de acontecer, como você ficar preso no cenário ou ao ser levantado pelo médico sua arma não atirar e ficar travada com a mira erguida, exigindo que você troque de arma para contornar o problema. Problemas (infelizmente) típicos para um jogo desta proporção nos lançamentos de hoje em dia.

A Dice também disponibilizou um aplicativo bem interessante para iOS e Android, permitindo que você tenha acesso a todas as suas estatísticas e customizações do jogo, ou seja, enquanto você não pode estar no campo de batalha, você pode ficar fuçando nas customizações de cada arma e cada veículo para encontrar o setup que mais te agrade. A Dice também disponibilizou um app semelhante para o jogo Star Wars Battlefront, onde ele também fornece estatísticas detalhadas para você comparar com as dos seus amigos, além de dicas, avisos de amigos online e etc.

bf1-8
No app você também pode fazer uma insígnia personalizada

Deixei o som por último de forma proposital, pois considero que este é um dos grandes pontos altos do jogo. O som da batalha como um todo, que incluem as explosões, o sobrevoo dos aviões, os tiros ricocheteando e o barulho dos motores de um tanque avançando te dão uma imersão absurda, você realmente tem a impressão de estar em meio a um campo de batalha em determinados momentos, principamente quando você está tentando dominar uma base muito disputada. A trilha sonora é simplesmente primorosa, incluindo uma releitura da clássica trilha que acompanha alguns jogos da série desde o Battlefield 1942, deixando qualquer fã com lágrimas nos olhos.

Concluindo, a Dice aproveitou a engine e a interface de Battlefront para dar uma nova roupagem e fazer uma tentativa de voltar as guerras do passado sem correr grandes riscos, e como o público já anseava por isso, o sucesso foi surpreendente até para eles. O trailer de anúncio do jogo é o trailer de videogame mais visto da história do YouTube, o que mostra a ansiedade do público pelo lançamento deste jogo. Ainda bem que não fomos decepcionados.

Além disso tudo, parece que a Dice não está disposta a abandoná-lo tão cedo, então você pode aguardar por muito conteúdo novo, como mapas, exércitos, veículos e etc. Só não esqueça de preparar a carteira.

Administrador, professor, editor e jogador de videogame desde o Atari.

Ótimo!

O jogo não deixou a desejar e atendeu a expectativa, é tecnicamente competente apesar das falhas que ainda podem ser corrigidas e contornadas. Possui um modo história primoroso e impactante, som e trilha sonoras perfeitas, ambientação impecável e boa jogabilidade, mas que ainda precisa ser polida e equilibrada. É um jogo para você que gosta de jogo single player e é pra você que gosta de multiplayer, já que os dois modos são ótimos. O jogo possui uma ampla quantidade de veículos, mapas, classes, customizações e modos que o deixarão ocupado por um bom tempo.

11