Artigos Mobile PC Playstation Xbox

Última edição do BRING, Mostra Brasiliense de Indie Games, ocorreu durante o EmpreendeNerd em Brasília Dentre os vários jogos para teste, Behold Studios apresentou Galaxy of Pen and Paper

No último domingo ocorreu em Brasília o EmpreendeNerd, um evento de empreendedorismo voltado a um mercado que tem tido certo crescimento nos últimos anos no país. Playtests de protótipos de jogos de tabuleiro, palestras de gente do mercado e feira com produtos de criação local marcaram presença. A BRING, Mostra Brasiliense de Indie Games, organizada pela Behold Studios de Chroma Squad e Knights of Pen and Paper, também estava por lá, e os caras expuseram sua próxima empreitada, Galaxy of Pen and Paper.

Behold Studios – Galaxy of Pen and Paper 

Batalhas em solo seguem a mesma lógica de Knights of Pen and Paper
Batalhas em solo seguem a mesma lógica de Knights of Pen and Paper

Como já se pode imaginar, o jogo segue o princípio de seu antecessor, mudando para uma temática futurista de ficção científica. Pude testar o jogo, e de cara é possível identificar algumas características marcantes na Behold como o tom de humor e as várias referências a jogos e filmes da cultura pop em geral. Dentre outras evoluções, o jogo possui um modo de criação de missões, onde como o nome já diz, te permitirá criar pequenas missões, com objetivos e dificuldade específicas para que receba pequenas recompensas, além da história principal. O jogo expande a exploração de cenário, já que você poderá explorar mapas nos diversos planetas que visitar, além de um combate de naves espaciais que muda um pouco do tradicional. Você tem um d4 para jogar e descobrir quantos pontos de ação terá, e gasta os pontos usando as ações que a nave tem. Haverão customizações de habilidades e equipamentos para a nave também.

O pessoal da Behold não podia comentar muito sobre o jogo por questões contratuais, mas do que se deu pra ouvir de pessoas próximas comentando, ele está em produção a dois anos, começou no processo final do Chroma Squad com uma parte da equipe e o resto entrou completo após a conclusão dele, com isso, a previsão de lançamento é do início para o meio de 2017.

Seize Studios – Cueio: O Jogo 

Cueio: O Jogo, será um Beat up para dois jogadores
Cueio: O Jogo, será um Beat up para dois jogadores

Baseado nas animações do Gato Galático, o jogo é um Beat em Up para até dois jogadores, o jogo contará com modo história e também modo versus. A princípio, será apenas local, mas há a possibilidade de multiplayer online. Cueio: O Jogo está em torno de dois meses em desenvolvimento e tem em sua equipe cinco integrantes trabalhando para que o jogo seja entregue em Fevereiro do ano que vem, o lançamento é para a Steam, com possibilidade de seguir para os consoles de mesa.

Zanardi & Liza – Dog Duty 

Dog Duty é estratégia em tempo real com muitas explosões
Dog Duty é estratégia em tempo real com muitas explosões

Dog Duty está em produção a dois anos e meio e teve muitas mudanças ao longo de sua produção. O jogo é de estratégia em tempo real onde você controla até quatro personagens em uma ilha dominada por um império tirano, você faz parte da resistência e ao longo dos vários locais do mapa, vai cumprindo pequenas tarefas de conquista dos locais. Para se locomover de um ponto a outro, você utiliza um caminhão onde seus personagens vão na caçamba e, ao maior estilo Mad Max, precisam derrubar os veículos e soldados inimigos que tentam te matar. Segundo a equipe, esse trecho dos veículos era a ideia principal do jogo, que com o tempo, acabou se tornando uma parte apenas. O jogo será tático, mas pouco punitivo. A previsão de lançamento é para a metade de 2017 e estará disponível na Steam e também mobile para Android e iOS.

Heads or Tails Games – Crayon Click 

Crayon Click é um jogo puzzle para mobile, você terá ao longo das diversas fases, vários quadrados em cores diferentes e seu objetivo é fazer com que todos estejam da mesma cor com um número limitado de ações. Você pode receber um determinado número de dicas por conta própria, ou assistir alguns vídeos para poder pedir mais dicas. Em um dos modos, para dificultar ainda mais o desafio, você terá que virar hexágonos ao invés de quadrados. Crayon Click está disponível no momento para Android, mas em breve chegará para iOS também.

A equipe de Crayon Click foi muito solícita com todos que perguntavam sobre seu jogo.
A equipe de Crayon Click foi muito solícita com todos que perguntavam sobre seu jogo.

Hungry Bear – Dogurai

Dogurai promete um jogo de plataforma com muita ação em paleta de cores ao estilo do Game Boy
Dogurai promete um jogo de plataforma com muita ação em paleta de cores ao estilo do Game Boy

A Hungry Bear apresenta um jogo de plataforma ao estilo Mega Man, o protagonista, Dogurai, é munido de uma espada e explora as fases até enfrentar o chefe. Motos e robôs podem ser encontrados, modificando um pouco a mobilidade nas fases. Como Mega Man, você terá a seleção de fases a explorar de acordo com o chefe que escolher enfrentar. O jogo segue um estilo visual que lembra muito a paleta de cores do Game Boy, cada fase terá sua paleta, mas será permitido mudá-la. O jogo oferece ainda em alguns momentos quando o jogador pegar o adversário desprevenido, ações de QTE (Quick Time Event) onde o dano é maior do que os ataques normais. Dogurai  tem três membros da equipe no desenvolvimento e está em torno de 20% pronto, a previsão de lançamento é para a metade de 2017. No momento o jogo está no Greenlight da Steam e pretende passar pelo Kickante também.

Bad Minions – Alkimya

Alkimya foi um dos jogos mais bonitos apresentados na Feira
Alkimya foi um dos jogos mais bonitos apresentados na Feira

O jogo é um Action RPG no qual o seu personagem utiliza da mistura de elementos para gerar magias e atacar os inimigos. A lógica é bem parecida à de Magika, mas a proposta é mais simples e dinâmica, são mapas enormes a serem explorados com puzzles espalhados e inimigos com I.A. e características diferentes, tais como resistência e fraqueza a determinados elementos e ações de ataque variadas. Alkimya terá possibilidade para dois jogadores, um controlando o protagonista e outro controlando a criatura que o segue. Alguns locais só poderão ser explorados nesse modo, porém nenhum que interfira na missão principal. A proposta é que a campanha tenha em torno de 8 a 10 horas para terminar, e talvez 15 para explorar tudo, não há precisão ainda nessa parte pois o jogo continua em desenvolvimento. Cinco pessoas trabalham em Alkimya e está em produção a mais de dois anos, a previsão de lançamento é para Março ou Abril de 2017, o jogo terá versões na Steam, Playstation 4 e Xbox One.

Acertando os pontos 

Para uma primeira vez, o EmpreendeNerd valeu a pena, apesar de voltado aos empreendedores, era de acesso público (mediante compra de ingresso, claro), e todos puderam testar jogos de tabuleiro e de videogame, além de poder comprar fanzines, e artesanato de produtores locais, muito embora, por conta de mudanças de última hora no local, tenham prejudicado a localização destes. Palestras com gente consagrada do mercado como o Saulo Camarotti, da Behold Studios, falando sobre produção de jogos digitais, ou Diogo Braga, do Matando Robôs Gigantes, tirando dúvidas sobre produção de vídeos para o Youtube, fizeram do evento algo interessante para quem quer entrar no ramo do entretenimento “nerd” em suas diversas facetas. Que esse mercado continue a crescer.

Houveram playtests de muitos tipos de jogos, entre eles, Videogame: The Boardgame
Houveram playtests de muitos tipos de jogos, entre eles, Videogame: The Boardgame

Eward Bonasser Jr. é publicitário de formação e designer de profissão. Além dos games, tem fascínio por cinema e música e é um fanboy inveterado da Marvel e de Star Wars. Joga videogames desde quando Michael Jackson disputava o título de rei do Pop com o Prince.