Sem categoria

N.A.V.E – Conheça a nova linha de computadores gamers da Daten

A Daten acaba de lançar uma nova linha de computadores gamers no mercado. As N.A.V.Es (referência a como os carros são chamados na quebrada) estão disponíveis no formato gabinete e notebook, em várias configurações que podem ser vistas em www.navegamer.com.br

Design bonito… design formoso!

Testamos o notebook gamer N.A.V.E Lunar, que tem a seguinte configuração: I5 9300H, nVidia Geforce GTX 1650, 8Gb de Ram DDR 4 2666Mhz, 256Gb de SSD e 1Tb de HDD! Uma configuração mediana, com preço sugerido de R$4580,36 e temos boas e más notícias sobre o teste.

Primeiro as boas, claro! O notebook tem design muito atual, com linhas e cores muito modernas. É um show para os olhos, de verdade! Para os que gostam, o teclado tem backlight RGB e você pode configurar as cores como quiser (eu não gosto) através de um aplicativo já instalado na máquina. A tela do notebook é Full HD e 60hz, ótima pra quem gosta de jogar com framerate mais alto do que nos consoles, nossa especialidade, e é muito fiel aos gráficos, sem distorções e sem mudanças de cor durante os gameplays. Mesmo durante as jogatinas onde o notebook estava desligado de fontes externas de energia, não notamos aquecimento do mesmo e isso se deve ao fato de o notebook possuir dois coolers bem posicionados e bastante silenciosos quando comparados a outras máquinas do mercado.

Agora as críticas… pelo preço sugerido, achamos a máquina um pouco comum. É possível conseguir máquinas melhores pelo mesmo valor. Contar com apenas 8Gb de RAM quando falamos de uma máquina específica para jogos é muito pouco, consideramos que 16Gb seja o ideal para essa configuração, e isso pode ser feito no ato da compra e a diferença nem é tão grande. A bateria, apesar da boa autonomia, não aguenta o tranco de rodar os jogos em sua potência máxima e percebemos quedas de frame rate e qualidade gráfica quando estávamos desligados de fontes de energia externa.

Design moderno, teclado RGB e Tela Full HD 60Hz.

Testamos jogos do Xbox Game Pass, como Gears of War 4, Ori and the Will of Wisps e Kingdom Hears 3 e o resultado foi bastante satisfatório em todos os jogos. Mas tivemos problemas ao renderizar vídeos (uma das features que a máquina promete) com o Adobe Premiere. Os vídeos demoram acima da média para serem renderizados em qualidades superiores ao Full HD.

No geral a máquina é boa, mas carece de melhoras ou precisa adequar o preço ao mercado para fazer frente aos grandes players já instalados como HP, Dell, Razer, e outras.

Fomos convidados do evento de lançamento que ocorreu no escritório da Microsoft em São Paulo e ao evento em si também temos algumas críticas. Estavam presentes jornalistas de muitos veículos e ao conversar com a maioria deles durante e após o evento parece que ficamos todos com a sensação de que a marca N.A.V.E precisa tentar se separar da Daten. A Daten tem um nome bem grande em computadores para empresas, mas isso não traz nenhum benefício aos seus computadores gamers. É preciso ser mais agressivo para poder aparecer, e colocar caras novas que realmente entendam do que o público procura. Não adianta colocar nomes como Flávia Gasi, Bárbara Gutierrez, Gustavo Petró, Diogo Braga e etc. em um vídeo falando sobre quem é o gamer brasileiro e o que ele quer, e colocar os diretores da empresa, pessoas extremamente técnicas e capazes mas travados para falar com o público, para falar com os jornalistas. Foi muito estranho, fora os momentos em que a apresentação não funcionava! Além é claro da distribuição de material impresso, que vai contra todo o momento que vivemos no mundo!