Por que você deve esperar para comprar um novo console?

Ser um “early adopter” (primeiros compradores) de videogames é bem legal. Ter o console nas mãos no dia do lançamento, no Brasil podemos dizer poucos dias depois do lançamento, é uma coisa fantástica. A sensação de explorar o novo… fazer um unboxing pros amigos, rodar os primeiros jogos da geração e sentir a diferença (nada) gritante da geração passada para a nova… é inexplicável.

Mas os dias de hoje são dias tenebrosos… principalmente para essa fatia de consumidores que gastou seu dinheiro comprando consoles nos seus 3 primeiros anos, nem isso… o PS4 e o XOne ainda não completaram 3 anos.

A sombra que assola essa E3 é o pesadelo de todo mundo que já comprou um, ou os dois, console(s) da nova geração. PS4K, PS4,5 ou PS4 Neo e Xbox One Slim e Xbox One Scorpio são os nomes que tem tirado o sono dos jogadores do mundo todo.

Prometendo novas funcionalidades, melhores GPUs e melhor desempenho para o jogador, Sony e Microsoft parecem estar lançando novos consoles para uma mesma geração, fazendo com que quem já comprou seus consoles tenha em casa máquinas obsoletas.

No caso do PS4 o que se diz é que o console terá melhor desempenho e poderá rodar jogos em 4K, tecnologia de vídeo conhecida como Ultra HD, com resolução de 3840×2160, contra os atuais 1920×1080 da resolução HD. Além disso também é prometido que o console consiga segurar os tão almejados 60fps (frames por segundo).

A coisa fica pior ainda quando analisamos o caso da Microsoft. A empresa, segundo rumores, anunciará uma versão Slim do console atual ainda para 2016 e, ainda segundo rumores, planeja uma versão bombada do console para 2017. O Xbox One Scorpio pode ter até 4x mais poder de processamento que o atual Xbox One e pode ter até 45% mais poder que o PS4K, tudo isso somado ao fato de que ele virá pronto para o Oculus Rift.

A Nintendo, como é esperado, deve mostrar mais do seu projeto novo, o chamado NX, e tirar as dúvidas que ainda pairam sobre a cabeça dos seus fãs. Alguns ainda dizem que ela usará essa E3 para anunciar também o seu novo portátil, mas isso é apenas um rumor ainda.

Embora algumas “promoções imperdíveis” possam pintar nos próximos momentos, é inegável que esse é um momento ruim para adquirir uma nova plataforma. O ideal é esperarmos essas próximas duas semanas antes de dar um passo em direção a uma grande compra que, em um primeiro momento, pode parecer acertada, mas que daqui a alguns dias pode causar um arrependimento absurdo, afinal o preço dos consoles atuais deve cair ainda mais (vocês viram que a Microsoft anunciou um corte de preços nos Xbox One nos EUA?), e os novos consoles devem entrar como consoles de preço cheio no mercado em breve e assim você poderá fazer a sua melhor escolha de compra: o console “antigo”, porém barato, ou o novo console, com especificações melhores e mais caro.

Na foto, vemos três compradores que hoje devem estar um pouco arrependidos!

Outra coisa a ser levada em conta no momento da compra: essa é a geração das grandes surpresas! Lembram do DRM que estavam tentando colocar nos jogos? A Sony fez o contrário do que o mercado e a Microsoft esperavam. Lembra do Xbox One com Kinect obrigatório? A Microsoft disse que o acessório não é mais obrigatório, retirou o mesmo do pacote para baratear o preço dos consoles e mal dá suporte ao mesmo hoje. PlayStation VR? Ninguém nem sonhava com isso no lançamento do console e o lançamento está previsto para este ano. E agora as novidades PS4K e Xbox One Scorpio.

Realmente… uma época tenebrosa pra quem já comprou os consoles e um péssimo momento para efetuar a sua compra da nova geração. São muitas opções e enquanto essa nuvem de dúvidas ainda estiver pairando sobre a cabeça dos usuários, recomendo que você não compre seu console.

Sair da versão mobile