Como afirmou Geoff Keighley – produtor do Video Game Awards – em seu Tweeter, faltam apenas 3 semanas para a grande revelação do Xbox Scorpio. Este é o período que falta para a E3 – Electronic Entertainment Expo – o maior evento de games do ano e esta proximidade indica que a Microsoft não deverá investir em um evento exclusivo – como Phil Spencer afirmou que poderia acontecer – para o lançamento do console.
No dia 07 de setembro de 2016 a Sony recebia jornalistas na revelação da sua nova iteração do Playstation 4. Um evento morno e sem graça, cheio de termos técnicos e tentando demonstrar tecnologias que não podiam ser corretamente transmitidas por streaming para as milhões de pessoas assistindo a tudo pela internet. Ao fim da apresentação, restou apenas o sentimento de que aquilo tudo fora desnecessário e irrelevante. Com o evento Playstation Experience agendado para o final do ano, porque a Sony havia investido em um evento exclusivo tão apático para revelar seu novo console?
A estratégia só ficou clara no início de dezembro. Com o Playstation Pro fora do caminho, a Sony pode concentrar toda a Playstation Experience naquilo que os jogadores realmente queriam, mais de uma hora de jogo atrás de jogo, com revelações surpreendentes, diversas delas exclusivas.
A mesma estratégia foi utilizada pela Microsoft no lançamento do Xbox One, mas neste ano, a empresa parece ter adotado um plano diferente, apresentando seu novo console – o mais poderoso desta geração – durante a importante E3 2017. Isto coloca o Scorpio sob os holofotes e garante que a mensagem atinja o maior número de pessoas, mas também intensifica os problemas enfrentados pela concorrente (apresentar tecnologias que não podem ser corretamente avaliadas pelos canais de streaming e com as tecnologias disponíveis para a maioria das pessoas) e reduz o tempo que a empresa poderá dedicar àquilo que os jogadores vêm cobrando: jogos, principalmente exclusivos, um problema enfatizado pelos recentes cancelamentos enfrentados pela Microsoft.
Em uma jogada ousada e inteligente, a Microsoft já divulgou as especificações técnicas e capacidades do Scorpio através do canal Digital Foundry, um dos veículos mais respeitados do mundo quando se trata de análise de hardware e desempenho para games. Mas ainda restam muitas informações a serem reveladas, como a precificação do novo console e como ele irá conviver com Xbox One, visto que a Microsoft não planeja que ele seja um salto de geração, mas sim uma iteração parcial.
Aos poucos, temos recebidos novas informações – como o fato de que o Scorpio poderá rodar os jogos em uma taxa de quadros maior que as do One, mesmo em títulos multiplayer, representando uma clara vantagem aos proprietários do console em títulos competitivos (embora a maioria dos desenvolvedores possa, e deva, optar pelo nivelamento). Mas espera-se para a revelação oficial uma confirmação clara e direta de como isto irá funcionar, principalmente para quem não adotar o novo console – visto que Phil Spencer afirmou na E3 de 2017 que “ninguém ficará para trás”.
Por outro lado, a escolha pode ser vista como um indício de que a empresa careça de revelações ou exclusivos suficientes para preencher toda a conferência. Certamente podemos esperar a revelação de um novo Halo e um Forza Motorsport – ambos já rodando no Scorpio – além de novidades sobre Crackdown 3, Sea of Thieves e State of Decay 2, mas será que isto é suficiente para agradar os fãs e, principalmente, alavancar as vendas dos consoles?
Uma outra via de raciocínio é considerar que a Microsoft está simplesmente fugindo dos dissabores deixados para trás na apresentação do Xbox One, quando Don Mattrick se concentrou em falar sobre os aspectos televisivos do console e deixou para trás os jogos (que, por sua vez, foram concentrados na E3 daquele ano, mas o impacto negativo da apresentação já havia deixado sua marca).
O certo é que faltam menos de 3 semanas para a E3, onde todas estas perguntas deverão ser respondidas e mais um capítulo desta geração – aquela que ficará marcada pela tentativa da realidade virtual e das iterações parciais de consoles – irá se desenrolar.
Quais são suas expectativas para a E3? Se você quiser conferir as expectativas do Doze Bits para o evento, confira em nosso artigo.
