Da empresa Pocket Watch Games vem um novo jogo de estratégia, com humor ácido e de jogabilidade fácil e ágil.
Os bichos estão em conflito. Como numa guerra civil todos pegaram em armas e se dividiram em facções: Longcoats, Commonfolk, KSR e Civilized e estão disputando por… carne! Isso mesmo, a disputa é para saber quem vai ser comido por quem.
É nesse contexto que as unidades do jogo se encaixam: guaxinins, esquilos, furões, javalis, cobras, corujas, pombas, raposas, ratos, camaleões… entre tantas outras bestas, armadas até os dentes, brigam pelo direito de comer (uns aos outros).
Num cenário “pixel art”, lembrando revolução francesa, você passa pelas missões do modo história como o líder de cada exército, conversando com seus comandados e se divertindo com piadas infames no quartel general. Ao conversar com os personagens, cada um tem uma história para contar, que pode render uma missão.
Cada cenário de missão é delimitado numa área quadrada. Nenhum cenário é igual ao outro porque os elementos dele são gerados “proceduralmente”, tornando impossível memorizar o estágio. Nesse ambiente o jogador deve cumprir objetivos, normalmente proteger sua base ou ainda destruir a do seu inimigo: torres de defesa, locais de treinamento de unidades e por fim, moinhos de trigo.
MOINHOS DE TRIGO? Sim, o jogo se dá por causa de uma guerra por comida – carne especificamente – mas durante as fases acontece o que o jogo chama de mágica alquímica, onde porcos cuidam da plantação de trigo e “transformam” isso em carne – bem óbvio né?
Você controla apenas uma unidade: o seu comandante. Ele não tem habilidades ofensivas, ele serve para você dar ordens para seus subordinados e construir as edificações. Seu moinho de trigo e suas plantações são importante fonte de comida, com ela você vai construir e treinar unidades.
As construções servem tanto como bases de treinamento de unidades como também seu limitador máximo de unidades daquele tipo. Uma vez colocada, a construção vai treinar unidades até o máximo, retirando seus recursos do estoque de comida. Não existe micro gerenciamento, apenas batalhas sangrentas por carne!
O seu comandante pode chamar as unidades para perto dele (todas de um tipo ou todas sob seu controle), e elas costumam atacar automaticamente, com comandos simples de entender e descomplicados.
As missões costumam durar de 10 a 20 minutos, e justamente por serem rápidas deixam o jogo bem dinâmico para partidas entre dois jogadores, pela internet ou localmente com tela dividida. Ou ainda se divertir jogando o modo história com muito humor.
Por essa característica de um jogo mais rápido, pode desagradar os fãs de estratégias densas e mais complexas. As ordens para as unidades separadas ainda podem atrapalhar mais que ajudar. O mouse não serve para quase nada durante o jogo, o que também pode gerar estranheza.
Entretanto mostra que veio para ser jogado de forma descontraída, para quem não tem muito tempo para jogar partidas muito longas. Rende gargalhadas com certeza e tem alguma crítica ao consumo de carne, ou talvez esteja enganado.
Disponível para PS4 e PC – para essa resenha foi utilizada a versão para PC.
