Brasil Game Show 2019 – Impressões

A Brasil Game Show – o terceiro maior evento de games do mundo e o maior da América Latina – é sempre um momento especial do ano para mim. Não apenas pela chance de passar 5 dias imersos neste incrível mundo dos games, cercado de pessoas importantes do cenário e amantes do hobby, mas também por permitir o reencontro com amigos incríveis.

O mundo dos games está mudando. A minha turma está envelhecendo, uma nova gurizada vem chegando com novos hábitos e demandas, e somado ao momento em que uma geração de consoles está saindo de cena enquanto o cenário é preparado para a próxima, é natural que o evento acompanhe estas transformações.

Menos Consoles, Mais PC

A primeira mudança notada na BGS 2019 é o aumento na presença de estandes voltados ao mercado de PCs, principalmente de acessórios, enquanto aqueles dedicados aos consoles pareciam mais tímidos. Claro que ainda temos os espaços grandiosos da Sony e Microsoft no coração do evento (enquanto a Nintendo volta a molhar seu pé na água, com um estande mais modesto), mas eles parecem cercados por estandes gigantes de empresas como Razer, HyperX, Logitech, AOC, Acer e Lenovo, sem considerar outras espalhadas como Asus, Corsair, Intel, Warrior, WD e outras.

Aproveitando para tirar fotos enquanto as pernas aguentam.

O desequilíbrio fica óbvio quando consideramos a minha busca por comprar um controle de Xbox One no evento – impossível de encontrar. Mas não faltavam ofertas incríveis de teclados mecânicos, mouse pads, microfones, headsets e webcams para jogadores e streamers.

Streamers também não faltaram e celebridades do meio podiam ser encontradas tanto nos estandes dedicados (como Twitch, Youtube Gaming e Facebook Gaming) quanto naqueles de marcas não relacionadas ao mercado de games, mas que buscavam conexão com este público, como aquela marca de refrigerantes de laranja que até enjoei de tanto tomar durante a feira.

Poucas Novidades sobre Jogos

Os jogos – principalmente aqueles ainda não lançados – ficaram limitados a poucos estandes, um reflexo do fim da geração, quando já conhecemos a maioria dos títulos que sairão até o próximo ano, enquanto as principais novidades estão sendo guardadas a sete chaves até o anúncio dos novos consoles.

A Microsoft focou seus esforços em um estande divertido e no Game Pass, com estações dedicadas aos jogos disponíveis no serviço, enquanto trazia novidades como Minecraft Dungeons e Bleeding Edge (o novo jogo multiplayer da Ninja Theory).

A piadinha com a BGS na demonstração de Battletoads foi um toque incrível.

A Playstation, por sua vez, trouxe estações com jogos disponíveis na coleção Greatest Hits e algumas novidades como Pretador: Hunting Grounds e o disputadíssimo Final Fantasy VII Remake. O cinema do estande, geralmente um espaço reservado à demonstrações exclusivas e fechadas, limitava-se à apresentação de 20 minutos de vídeos de Death Stranding, todos já disponíveis no Youtube.

A Nintendo, por sua vez, volta a BGS com um estande focado em estações com diversos títulos já disponíveis no Nintendo Switch, trazendo como grande estrela a demonstração de Luigi’s Mansion 3, que continua charmoso e divertido.

Fora as 3 grandes, o único estande com novidades era o da WB Games, onde era possível jogar o novo Monster Hunter World e também o beta de Project REsistance, o spin-off multiplayer assimétrico de Resident Evil que nos pareceu bastante desequilibrado nesse primeiro momento.

Ano Que Vem Tem Mais

Claro que estandes incríveis de outros anos como os da Ubisoft ou da CD Projekt Red fazem falta no evento, mas a Brasil Game Show sempre será um retrato do seu momento no mundo dos games. Quem foi, teve a chance de aproveitar o incrível show da Video Game Orchestra com Shota Nakama ou garantir um encontro e autógrafo com grandes nomes como Charles Martinet (a voz por trás de Mario e vários outros personagens) ou Al Lowe (mente criativa dos jogos da série Leisure Suit Larry).

Lotação total no sábado e domingo.

O grande estande da Epic Games dedicado ao Fortnite e o evento do buraco negro acontecendo ao vivo durante a Brasil Game Show servem para mostrar a força do evento e a importância do mercado brasileiro para a empresa, dona de um dos maiores fenômenos mundiais dos games de todos os tempos.

Para quem curte as novidades, o ano que vem deve ter um apelo diferente no evento, já que será bastante movimentado pelo anúncio e lançamento de novos consoles, com muita coisa para ser apresentada, mostrada e testada.

Sem dúvida, estaremos lá!

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