23 de junho de 1996, o novo console da Nintendo (anteriormente apelidado de Ultra 64) chegava as lojas com o nome de Nintendo 64, trazendo grande expectativa após o enorme sucesso dos irmãos mais velhos: NES e SNES. Para quem já joga videogames há algum tempo, parece que foi ontem, mas o Nintendo 64 já faz 20 anos e para comemorar a data, fizemos uma matéria para relembrar os jogos e tudo o que este belíssimo console trouxe para a indústria dos games.

O Nintendo 64 foi lançado com dois aguardados jogos, sendo um deles o primeiro Mario 3D da história: Super Mario 64, além do clássico Pilotwings. Indo na contramão das tendências da época, a Nintendo decidiu manter os cartuchos enquanto as concorrentes apresentavam seus consoles com a mídia do momento, chamada de “Compact Disc”, o CD.

Apesar de se manter tradicional na questão de mídia, o Nintendo 64 também trouxe diversas inovações para a indústria, e falando em inovações, não tem como não falarmos de seu famigerado controle. A primeira impressão era de que o controle era bem estranho, com duas pegadas diferentes, em uma delas você tinha acesso ao d-pad, em outra ao novíssimo controle analógico que permitia uma maior precisão, principalmente para o novo estilo de jogo que estava surgindo na época, os jogos 3D. Além do analógico, o Nintendo 64 também introduziu o Rumble Pak, um acessório que fazia com que seu controle vibrasse sempre que seu carro batesse ou uma explosão ocorresse.
Embora o Nintendo 64 seja um ótimo console, com ótimas specs, inclusive apresentando os melhores gráficos através do famoso anti-aliasing, tecnologia que fazia com que os pixels não estourassem na tela mostrando os famosos quadradões, seu principal concorrente tomou o mercado pela sua facilidade de programação e pela alta capacidade dos discos. Mas o sucesso de um console não é medido somente por vendas e capacidades técnicas, certo? Eles também são medidos por seus jogos, e neste quesito é inegável que o Nintendo 64 tenha sido um grande console.

Super Mario 64 por exemplo se tornou um clássico instantâneo, o primeiro Mario 3D mostrou um universo rico, colorido e muito divertido, tudo isso mantendo a alma de um título de Mario. Um jogo cheio de carisma e que conquistou muita gente logo de cara lançando uma grande tendência. E não foi só ele que foi incluído no universo 3D, com o apoio da Rare, a Nintendo também introduziu o nosso gorila preferido neste ambiente, Donkey Kong 64 foi um jogo tão grande e bonito pra época que inclusive exigia o uso de um Expansion Pak que adicionava mais memória RAM ao console.

Por falar nos exclusivos e característicos jogos da Nintendo, não podemos deixar de citar alguns jogos como F-Zero X e suas velocidades absurdas rodando a 60 quadros por segundo, Star Fox 64 que vinha em um bundle junto ao Rumble Pak, a série Mario Party, que foi introduzida no N64 e teve só neste console 3 edições do jogo, o lançamento da famosa franquia Super Smash Bros, que também foi introduzido neste console e ganha sequências até hoje se tornando outro clássico instantâneo, não podemos deixar de destacar também as divertidíssimas partidas de Mario Kart 64 com tela dividida entre 4 amigos, era fácil não ver o dia passar jogando aquilo, e claro, o famosíssimo clássico do cartucho dourado: The Legend of Zelda: Ocarina of Time. Esse jogo revolucionou e definiu muitos padrões para os jogos que viriam nas próximas gerações. Inclusive ganhou uma ótima sequência ainda para o Nintendo 64, o Majora’s Mask.

Quando falamos em jogos de Nintendo 64 e suas exclusividades, não podemos deixar de comentar a importância da Rare a época, essa parceria com a Nintendo rendeu jogos memoráveis, como o belíssimo Banjo-Kazooie, Banjo-Tooie, GoldenEye 007, Killer Instinct Gold, Jet Force Gemini, Conker’s Bad Fur Day, Diddy Kong Racing, Perfect Dark, Blast Corps, entre outros. Todos jogos de extrema qualidade e muito elogiados pela imprensa na época, alguns se tornaram grandes clássicos e são lembrados até hoje.
Mas não foram só os jogos da Nintendo e da Rare que fizeram sucesso no console, tivemos outros grandes sucessos nessa plataforma como Turok: Dinosaur Hunter, Wave Race 64, Star Wars: Rogue Squadron, Ogre Battle 64 e etc.
É claro que o Nintendo 64 teve menos jogos do que os seus concorrentes, mas qualidade realmente não faltou, muitos clássicos surgiram e ainda são enaltecidos, outros infelizmente não tiveram qualquer sequência por diversos motivos, embora muitos fãs ainda peçam por eles e façam até campanhas na internet. A Rare até tentou resgatar alguns clássicos trazendo jogos como Banjo-Kazooie: Nuts & Bolts e Perfect Dark Zero para o Xbox 360, mas os jogos não foram bem aceitos por serem bem diferentes do que foram apresentados na época do Nintendo 64. Atuamente a Rare possui parceria com a Microsoft e o próximo título dessa parceria será Sea of Thieves para Xbox One.
Enfim, é inegável a importância deste console para os dias de hoje, ele trouxe muitas tendências e outras ele provou que não deveriam ser mantidas, de qualquer forma, nos trouxe muita alegria, novidade e eu sei que pra muita gente esse console ainda tem um espaço reservado no coração por tudo o que significou na época e pelos brilhantes e inesquecíveis jogos que ele teve.
Justamente por tudo isso nós não poderíamos deixar a data passar em branco, justamente por tudo isso nós o parabenizamos pelos seus 20 anos e agradecemos: Parabéns Nintendo 64 e obrigado.