Sem dúvidas, Batman: A Telltale Game Series é um jogo onde a narrativa está acima de tudo. E isso é bom, afinal já existem muitos jogos com o morcego onde você tem que ficar distribuindo porrada e investigando crimes, é só pegar a série Arkham, da Rocksteady, mesmo que o jogo da Rocksteady do ano passado tenha uma história de perder o fôlego. Mas a Telltale faz diferente… ela te prende… te machuca e te faz duvidar de muita coisa!

No fim do ano passado fomos premiados com o teaser do jogo… um teaser bem pequeno, só pra dizer que a Telltale estava trabalhando em algo do Batman… um Batman focado em diálogos e história mais profunda. Eu esperava um pouco mais, pra dizer a verdade, algo mais trabalhado nas investigações ao invés de apertar botões e ver a coisa funcionando. Fui surpreendido.
O jogo parece (e parece porque estou só avaliando o primeiro capítulo ainda) ser focado em Bruce Wayne como Bruce Wayne. Batman é secundário… é diferente. Parece que o jogo quer mostrar que uma faceta importante de Bruce Wayne onde ele é tão importante para Gotham quanto o morcego justiceiro.
Como o jogo sai em capitulos, vamos dizer que o número um dessa história em quadrinhos cumpre de maneira satisfatória a premissa de jogos da Telltale.
Agora uma coisa importante… Este review segue uma série enquanto ela ainda está em desenvolvimento, irei complementando as informações conforme a Telltale solte os capítulos do jogo!

Alerta de spoilers!
Se você não quer tomar um grande spoiler, pare a leitura agora e vá jogar!
O pessoal da Telltale resolveu destrinchar a história do jogo desde a raiz de alguns personagens… Harvey Dent está concorrendo à prefeitura de Gotham e conta com o apoio de Bruce Wayne para conseguir se eleger no lugar de Hamilton Hill, um prefeito corrupto e conhecido por fazer parceria com o crime organizado, principalmente com Carmine Falcone… o maior gangster de Gotham até então.
Durante esse tempo, um amigo de Bruce chamado Oz reaparece após muitos anos sem dar notícias. A polícia, exceto James Gordon, parece não entender que Batman é um forte aliado e não um bandido mascarado a ser combatido como qualquer outro. Alguns grandes roubos começam a acontecer em Gotham e a Mulher-Gato é vista em algumas dessas cenas de crime.
Os quick time events do jogo são focados nas lutas. Num primeiro momento você deve lutar contra alguns capangas… outra hora você luta contra a Mulher-Gato e eu acertei um soco no olho dela que fiquei até com dó (Selina aparece depois com um olho roxo). Num outro momento você usa um drone pra investigar uma sala e localizar os capangas do Falcone em uma festa, antes de entrar e ter que apertar os botões corretamente… são bem legais.
Para os mais atentos, o jogo tem muitas referências aos quadrinhos misturando ideias já conhecidas com novidades. A rosa branca deixada por Falcone como um símbolo de poder, o flerte com a Mulher-Gato… tudo isso aliado ao modo de jogo criado pela Telltale de forma que o jogador possa se envolver e participar da história com as suas escolhas.

A jogabilidade é a mesma dos jogos anteriores da Telltale… explore o cenário, ache pistas, aperte alguns botões no tempo certo e faça investigações… opa! Sim… faça investigações! Embora sejam bem simples, as investigações estão presentes e são divertidas. Linkar objetos para descobrir como foi um assalto ou usar um drone para localizar os bandidos em uma sala e traçar o plano de ataque antes de entrar na sala são algumas das mecânicas usadas nesse primeiro capítulo.
Alfred se faz presente com seus pedidos para o “Mestre Bruce” dizendo que “você precisa parar de fazer isso ou vai acabar morto” e o mordomo se mostra, mais uma vez, o grande conselheiro de Bruce Wayne, ajudando em suas missões e com seus curativos, como sempre.
No fim, o primeiro episódio, se mostra bastante surpreendente e nos deixa em um momento de clímax da história (outra característica da Telltale) onde Bruce Wayne algumas grandes perguntas para responder a si mesmo: meus pais estavam envolvidos com toda a corrupção de Gotham antes de morrerem? Tudo o que eu faço como Batman vale a pena?
Falando de problemas, o Telltale Crowd Play não funcionou como esperado e os amigos para quem enviei o código não conseguiram me ajudar nas escolhas que eu deveria fazer durante o jogo. A ideia é bastante interessante e você só precisa passar o código da sua partida para os amigos e eles podem entrar através do site da própria Telltale. Espero que seja arrumado para os próximos episódios.
Continua…

Minhas escolhas no primeiro episódio:
- Atendi às exigências de Falcone e deixei Harvey Dent de fora da conversa em particular.
- Fiz uma citação para a história de Vicki Vale dizendo que a história de corrupção dos Waynes é falsa.
- Quebrei brutalmente o braço do atirador no porto para que ele nunca mais segure uma arma.
- Dei os dados de Falcone para Vicki Vale em vez de dar ao Gordon e à Polícia de Gotham.
- Me contive e entreguei Falcone à Polícia são e salvo.
Estive com a maioria em 2 das 5 decisões. Vamos ver onde isso vai me levar nos próximos episódios.
Prós:
- É a Telltale sendo a Telltale
- Batman sendo Bruce Wayne
- História que te deixa muito curioso
- QTEs são muito bem feitos
- Já falei que é da Telltale?
Contras:
- Algumas pessoas cansaram dos jogos da Telltale
- Crowd Play não funcionou durante os testes