A Turn 10 não quer ter somente a melhor franquia de jogos de corrida na categoria de simuladores, eles também querem ser referência na categoria arcade, e amigos, eles não estão para brincadeira!
Pense em tudo o que você viu em jogos de corrida arcade nos últimos 10 anos, pense em tudo o que você gostou e achou divertido. Pensou? Pois está tudo aqui, a Turn 10 reuniu em apenas um jogo tudo o que deu certo em seus próprios jogos e nos dos concorrentes.
Introdução e Ambientação
Assim como nos outros jogos da série Horizon, você participará de um festival com diversos tipos de competição, mas desta vez explorando todos os 4 cantos da Austrália. Ao contrário dos outros dois jogos em que você era um mero participante, desta vez você comanda o festival todo, você é o chefe e pode criar eventos e decidir cada detalhe deles.
O jogo é dividido por 4 regiões bem diferentes, na qual cada uma delas tem seus próprios eventos e particularidades.
A primeira destas regiões, a Byron Bay, possui paisagens litorâneas, ou seja, espere por corridas na areia ou trajetos a beira-mar. Em Surfers Paradise você encontrará um ambiente mais urbano, onde você realizará eventos em meio a cidade e seus arranha-céus. Já a região de Outback é bem desértica, é lá que você verá alguns cangurus pulando e fará diversas corridas divertidíssimas com uma infinidade de veículos off-road. Finalmente, uma das últimas regiões que você provavelmente liberará será a Yarra Valley, aqui pode esperar por florestas fechadas, cachoeiras e muito barro.

Como vocês viram, a Turn 10 fez uma miniatura da Austrália no jogo, o mapa é simplesmente gigantesco, contendo inclusive os principais pontos turísticos do país, que inclusive são pontos colecionáveis para você desbloquear durante o jogo.
Conteúdo
Forza Horizon 3 traz tanto conteúdo, mas tanto, que você pode se preparar para enfrentar mais de 100 horas de jogo. Com essa primeira informação você já deve estar se perguntando sobre a repetição, como um jogo de corrida não será repetitivo após 100 horas? Não será. O jogo tem uma diversidade absurda de eventos e sub-eventos, é tanta coisa que você não consegue decidir sobre o que fazer, e após decidir, no meio do caminho pode surgir outra situação qualquer que te desvie do objetivo principal e faça você ir participar de outro evento.
Assim como acontece nos outros jogos da série, aqui você também encontrará os radares, as áreas de velocidade média e os trechos para drift. Além destes 3 sub-eventos, agora você também encontra as placas de perigo, onde você deve arrebentar a placa e saltar deste ponto para disputar com seus amigos quem pula a maior distância. Ou seja, todos estes sub-eventos continuam possuindo uma leaderboard para comparar seus resultados com os dos teus amigos ou grupo.

Por falar em grupo, Horizon 3 trouxe a ideia dos clubes de Drive Club, mas desta vez sem qualquer bug e sem estar incompleto. A partir do momento que você atinge um certo nível no jogo, você já poderá ingressar em qualquer clube da internet ou de amigos, podendo organizar eventos customizados ou simplesmente disputar tempos e scores, subindo na classificação e buscando a ponta do ranking do clube. O jogo oferece inclusive uma área de mensagens e um mural no qual os membros podem trocar ideias e divulgar partidas.
Além destes sub-eventos, Forza Horizon 3 traz várias modalidades que estavam presentes nos outros jogos da série, como as corridas normais (por voltas), as street races (trecho único medido em porcentagem), head-to-head (você contra um rival ou único oponente), os campeonatos, a bucket list (uma lista de eventos curtos e desafiadores) e o cross country, onde a única exigência é passar pelos checkpoints (como você chegará lá é problema seu, ou seja, você pode ir atropelando tudo pelo frente e enfiando o carro no meio do mato, desde que desvie das árvores, claro).
Além de tudo isto que já é familiar a quem acompanha a série, o jogo também possui as infames plaquinhas e as ruas a serem descobertas, mas desta vez com um grande diferencial, em Horizon 3 nós podemos usar os drivatars dos nossos amigos para que eles ajudem a encontrá-las, e assim, o jogo passa a marcar no seu mapa as ruas que já foram descobertas (em cinza ou vermelho), além de marcar também as placas as quais você esteve próximo, facilitando muito a nossa vida.
Neste jogo da série nós também continuamos encontrando os showcases, que são as corridas bizarras contra helicópteros, lanchas, trens e outras bizarrices. Após vencer um showcase você libera uma nova região ou ganha fãs suficientes para subir o nível de uma determinada área já desbloqueada.

Agora cada região do festival possui level que vai de 1 a 5, quanto mais alto o nível, maior é a quantidade de eventos e mais alto é o desafio.
Nesta sequência também foram incluídas as midnight races, que são liberadas após você vencer uma quantidade determinada de corridas head-to-head.
Ali em cima eu disse que os drivatars dos seus amigos podem te ajudar a encontrar placas, certo? Essa é uma skill que você desbloqueia conquistando pontos de habilidade a exemplo do que já ocorria nos outros jogos, ou seja, tirando finas dos adversários, fazendo drifts, atropelando coisas e etc… tudo isso acumula pontos e multiplicadores que liberam pontos de skill. Estes pontos de skill vão te ajudar a conquistar mais dinheiro, pontos e multiplicadores mais rápido, além de ganhar carros e até mesmo disponibilizar um drone (que você controla, ou seja, ele possibilita que você saia voando pelo cenário) para te auxiliar a encontrar aquele celeiro que possui um carro raríssimo abandonado, são os famosos Barn Finds que também estão de volta a Forza Horizon 3.
Ainda falando dos drivatars, eles continuam por lá, em todo canto do cenário do jogo, onde você pode continuar desafiando-os para um head-to-head ou para formar um comboio. Novidade nesta sequência, os comboios são formados por corredores que vão te acompanhando durante o free roam e podem te ajudar a revelar segredos do mapa, eles podem inclusive te desafiar para uma corrida a um determinado ponto. Para arrebanhar um comboio, basta dar uma buzinadinha sempre que um drivatar passar por você.

Em Horizon 3 você também pode contratar alguns drivatars, eles te ajudarão a conquistar mais fãs e créditos. Os fãs são necessários para se realizar upgrades das regiões do festival e os créditos para comprar carros, upgrades e etc. O interessante é que só podemos contratar 4 drivatars, para contratar outro, você deverá demitir um que conquiste menos fãs ou menos créditos. Para contratar o drivatar de um amigo, você deverá batê-lo em uma corrida head-to-head. Eles aparecem eventualmente em pontos diversos do mapa.
Se você já jogou outros jogos da franquia, baixe o Forza Hub no seu Xbox One, este app controla e mede o seu desempenho em todos os jogos da série. Além disso, ele te bonifica dependendo das metas que atingir. Exemplo: Por já ter jogado simplesmente todos os jogos da franquia até o momento, o jogo me bonificou com mais de meio milhão de créditos e 9 carros para já sair usando. Se você também for fã de Halo, não esqueça de conferir sua caixa de mensagens, você pode ter ganhado um Warthog (que inclusive possui uma missão com a música tema de Halo no jogo).

E aí? Tá achando pouco conteúdo? Eu nem falei dos modos online ainda!
Cooperativo Online e Versus
A Turn 10 também subiu muito o nível de coisas a se fazer online em Horizon 3, além das já famosas corridas, street races e cross countries, aqui também encontramos os infected games (um jogo tipo pega-pega com carros), os car meets (locais onde você pode expor seu carro e consequentemente ver os carros dos outros jogadores antes de combinar partidas) e principalmente as bucket lists, que agora podem ser elaboradas por qualquer jogador e disponibilizada como um desafio aos demais. As possibilidades são literalmente infinitas.
Além das bucket lists customizáveis, outra novidade é o modo cooperativo (são eventos próprios e não contam para a progressão do modo single player). Neste modo você poderá jogar com amigos ou com pessoas aleatórias e o objetivo é acumular pontos para bater a soma dos adversários em um único evento.
Em Forza Horizon 3 você pode usar todo o material que você criou em jogos anteriores da franquia, e não tô falando só da série Horizon, mas também dos simuladores! Uma arte de pintura, uma customização de aparência e até mesmo aquela configuração de tuning que você fez lá no Forza 5. Você pode puxar tudo! Apesar de tratar-se de um jogo arcade, em Horizon 3 você também pode realizar todo tipo de ajuste no seu carro, desde o range das marchas até os ajustes de suspensão e pneus.
Customização
No terceiro jogo da série Horizon tudo é customizável, desde a placa do seu carro, até as cores, rodas e acessórios. No jogo você também pode escolher um apelido entre centenas de apelidos predefinidos para ser chamado por ele durante o resto do jogo (você ouvirá até o locutor da rádio falando de você). Você também poderá escolher o gênero e uma aparência predefinida para o seu personagem, e ele(a) realmente estará dentro do carro, não será só uma sombra preta ou um capacete aleatório.
Som e Rádio
O jogo possui muitas rádios e cada uma delas contém uma infinidade de músicas de todo tipo. Existem rádios de música eletrônica, rock, rap, black, metal e até música clássica. Nestas rádios você ouve diversas notícias sobre o festival e não é raro ouvir o locutor surpreso com algo que você tenha feito. Exemplo: Em um dos radares eu bati uma velocidade que ficou entre os 2% melhores resultados do mundo, não demorou muito para eu ouvir na rádio que o “Lopez”, apelido predefinido que eu havia escolhido, havia obtido uma velocidade absurda no radar daquela região… é aquele capricho e detalhismo que te deixam com um sorriso no rosto.
Mesmo com uma infinidade de rádios, estilos e músicas, você não está satisfeito? Então você tem a opção de acessar o Groove (uma espécie de Spotify da Microsoft) na rádio do seu carro, assim você pode selecionar as músicas que quer ouvir ou até mesmo inserir suas próprias músicas, o jogo inclusive te dá 15 dias de teste gratuito do serviço para que você o use no jogo, e claro, teste o serviço.

E o som dos carros? Preciso dizer que são tão bons quanto qualquer outro jogo da franquia Forza?
Jogabilidade
Forza Horizon 3 é tão bom nos quesitos técnicos, que me permitiu investir tempo descrevendo a quantidade e qualidade de conteúdo do que criticando algum aspecto técnico que não estava bom, mas se você precisa mesmo que eu fale sobre a jogabilidade, então lá vai: A jogabilidade do jogo é ótima! A resposta dos comandos é excelente e cada carro se comporta de forma diferente. Apesar de ser um arcade, no qual você pode entrar com o carro no mato e continuar correndo, o jogo te atrapalha com poças de água na pista, áreas alagadas e se você não estiver preparado para fazer rally, seu carro não se comportará tão bem na terra quanto no asfalto.
Eu já falei que em Horizon 3 também tem chuva? Assim como no Horizon 2 e no Forza 6, o jogo mantém a condição climática e a diferença é nítida ao se pilotar em tais condições, o carro fica mais escorregadio na pista e mais lento na terra.

Gráficos
Ah… os gráficos. A maior prova de que os produtores sabem de que fizeram um bom trabalho, é a inserção dos “Beauty Spots” no jogo. Nestes spots, que são colecionáveis, você encontrará uma breve apresentação daquela região, com um breve comentário sobre o ponto turístico. Não importa a paisagem, seja urbana, litorânea ou desértica, o jogo é simplesmente lindo! Os carros estão perfeitos e a introdução parece uma CG (roda em tempo real). E o que falar do Photo Mode então? Já que dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras, basta olhar a imagem principal deste review.

Conclusão
Forza Horizon 3 é o melhor jogo arcade que já joguei. Simples assim. É aquele jogo que te prende e não te deixa parar de jogar. Sempre espere por algo divertido para se fazer próximo a área em que você está e se você não desligar logo ignorando a frase “só uma última corrida” que vem a sua cabeça, você vai perder o horário de alguns compromissos ou horas de sono. Esteja avisado!
O jogo é tecnicamente perfeito, tem alto fator de replay pela quantidade de conteúdo offline e online, não possui bugs e veio completo desde o primeiro dia. Ele é recomendado não só para fãs de jogos de corrida, mas também para aquele que só quer correr descontraidamente, sem se preocupar se aquela batidinha na parede ou aquele raspão vão atrapalhar seu tempo ou seu desempenho. É um jogo para se divertir sozinho ou com os amigos, para levar a sério ou na brincadeira, é um jogo que é feito para todos e com sucesso cumpre a expectativa de qualquer jogador.
https://www.youtube.com/watch?v=vD1ccSM9qiA
Forza Horizon 3 foi lançado com exclusividade em consoles para o Xbox One, apesar de estar disponível também no PC (através do Xbox Play Anywhere) desde o dia 27/09.