A data era 13 de junho de 2016 – 22 horas no horário de Brasília – e a Sony já começava sua aguardada conferência na E3 com uma novidade: pontualidade. Sem atrasos, as cortinas subiram no teatro e a orquestra começou a tocar. Você leu corretamente, havia músicos e seus instrumentos e até mesmo um coral em uma área diante do palco do Shrine Auditorium. Esqueça o tradicional dubstep e a música eletrônica durante uma montagem inicial de jogos, pois a Sony nos promete algo épico para esta noite.
O palco então escurece e uma criança brinca na neve. Para surpresa de todos, Kratos surge das sombras – barbudo, com suas tatuagens cobertas por pele de animal, mas ainda com o mesmo jeito embrutecido. Estamos vendo God of War 4 diante de nossos olhos – com a trilha sonora executada ao vivo! Confira aqui a matéria completa.
Em seguida, Shawn Layden – presidente da Sony Interactive Entertainment Worldwide Studios – toma o palco para fazer uma breve dedicatória às vítimas da triste tragédia em Orlando. Esta homenagem repetiu-se em outras conferências e é muito bacana ver a indústria gamer se posicionando assim.
Bend Studios (Uncharted: Gold Abyss), apresentou o primeiro trailer de uma nova IP chamada Days Gone, que se passa em um cenário pós-apocalíptico. Veja mais em nossa matéria.
https://www.youtube.com/watch?v=qkpE8neKrJU
Sem interrupção, somos apresentados a um novo trailer do aguardado e infinitamente adiado The Last Guardian. Finalmente o jogo ganha uma data, 25 de outubro, que ainda parece distante demais para quem espera por ele desde 2009. Saiba mais.
O jogo seguinte é Horizon: Zero Dawn, da Guerrila Games (Killzone) com um gameplay inédito de 8 minutos e novidades que você pode conferir em nosso artigo. Sei que vou me repetir, mas acho importante ressaltar que todos os trailers continuam tendo a trilha sonora tocada ao vivo, pela orquestra presente no auditório.
Ainda sem qualquer intervalo, a marca da Quantic Dream toma o palco e somos apresentados a Detroid: Become Human, o novo jogo do estúdio de David Cage. Você pode saber mais sobre o jogo aqui.
O aviso Full VR Experience abre mais um trailer. Muito suspense toma o salão, pois ninguém sabe o que está sendo anunciado. Para surpresa de todos, trata-se de Resident Evil VII – totalmente diferente de qualquer jogo da série e com demo já disponível. Saiba mais em nossa matéria.
Temos agora a primeira pausa na sequência de jogos e Shawn Layden volta ao palco para anunciar a data de lançamento do Playstation VR em 13 de outubro, com preço de US$ 399 e cerca de 50 jogos disponíveis, abrindo uma nova sequência de trailers para o óculos de realidade virtual da empresa.
Farpoint, um jogo de exploração em um planeta alienígena.
Star Wars: X-wing VR Mission. A sensação de pilotar um X-wing em realidade virtual.
https://www.youtube.com/watch?v=IEnSVG4PWW0
Batman VR. Sem muitos detalhes… mas com a voz de Mark Hamill no trailer.
A marca da Square Enix abre espaço para um novo trailer de Final Fantasy XV, mostrando algumas novas cenas e paisagens do jogo, porém sem gameplay ao vivo. A novidade ficou por conta de um suporte ao VR no jogo e a data de lançamento: 30 de setembro de 2016.
Em seguida temos o primeiro gameplay de Call of Duty: Infinity Warfare, a nova edição da franquia de jogos de tiro e que levará você ao espaço. Confira aqui as novidades do jogo e assista ao vídeo.
O presidente da SIE Worldwide Studios retorna ao palco, que agora tem um visual de praia, mas sua sombra parece muito estranha. A plateia logo reconhece o personagem e vai à loucura. O anúncio, porém, decepciona um pouco e trata de um remaster dos três primeiros jogos da série e uma participação do personagem na série Skylanders, como você pode conferir:
A trilha de Star Wars volta a tocar para Lego: Star Wars – The Force Awakens, com lançamento em 28 de junho. O trailer traz o bom humor característico da série, brincando com cenas originais do filme.
Com o fim de mais uma sequência de jogos, Andrew House – Presidente e CEO da Sony Interactive Entertainment – toma o palco e anuncia ninguém menos que Hideo Kojima, que chega ao evento andando mais rápido que o devido e dessincronizando o efeito do chão se montando diante dele. “I´m back!”, ele diz, levantando o público.
O consagrado criador da série Metal Gear anuncia algo novo e apresenta o trailer de Death Stranding – enigmático e com uma participação para lá de especial, sobre a qual você pode saber mais em nossa matéria.
https://www.youtube.com/watch?v=hI8goBqqRTo
Contrariando os rumores de que seria desenvolvido pela Sucker Punch, um jogo exclusivo para PS4 do amigão da vizinhança, Spiderman, é apresentado pela Insomniac (Ratchet & Clank e Sunset Overdrive).
Shawn Layden retorna ao palco mais uma vez, desta vez para se despedir, agradecer a todos e finalizar o evento com um gameplay ao vivo de Days Gone. Com um número impressionante de criaturas na tela e um cenário bem detalhado, o jogo promete ação com zumbis rápidos e inclementes. Porém, como já havia sido anunciado no início do evento, a finalização com Days Gone soou morna e inconclusiva – um contraste imenso ao impacto inicial da conferência.
Ainda assim, os zumbis dão espaço à uma montagem final de jogos, novamente acompanhada pelo som da orquestra. Podemos ver diversos trechos dos jogos que foram apresentados, mas também de outros jogos anunciados antes do evento, como Hawken, Gran Turismo Sports, Destiny, Yakuza, Deus-Ex e Yooka-Laylee, entre outros.
Os músicos tocam seus últimos acordes, as cortinas fecham e nos despedimos de mais uma incrível conferência. No apagar das luzes, parece que ganharam os gamers.