Anunciado durante a E3, o Xbox One S, o novo modelo do console da Microsoft, oferece vídeo em resolução 4K e tamanho 40% menor. Entretanto, a novidade que mais atrai os gamers é a inclusão de suporte a cores HDR, com alta amplitude dinâmica.
Chamado pela empresa Netflix de “a próxima grande novidade” em fevereiro, televisores HDR podem reproduzir cores indisponíveis para os outros modelos, aumentando a fidelidade e reduzindo o efeito “banding”, onde gradientes se fundem em blocos de cores.
Porém, existem dois padrões de HDR, incompatíveis entre si: o HDR10, formato aberto acordado através do UHD Alliance (um acordo na indústria para padronização do modelo de vídeo 4K) e utilizado pela Sony e Samsung; e o Dolby Vision, defendido pela Vizio, LG e outras pequenas fabricantes que assinaram com a marca. Embora tenha um desempenho melhor, o modelo da Dolby exige um hardware licenciado pela empresa, tanto no reprodutor quanto na TV.
Segundo o site Polygon, a Microsoft confirmou que o Xbox One S suportará o modelo HDR10 no lançamento. O silêncio da empresa sobre o modelo Dolby parece indicar que este formato não será suportado, pois os custos envolvidos no licenciamento provavelmente reduziriam as margens de lucro do novo console.
O Xbox One S será lançado em agosto, custando US$ 299, e os jogos Gears of War 4 e Forza Horizon 3 já serão compatíveis com o suporte ao HDR.
Fonte: Polygon