Há algum tempo, Tim Sweeney – co-fundador e chefe executivo da Epic Games, responsável pela popular Unreal Engine – vem utilizando cada chance disponível para criticar a Microsoft e principalmente a UWP (Universal Windows Plataform). Em uma nova entrevista, o executivo sugere que a empresa possa tentar sabotar lentamente o Steam, para tornar sua própria loja, a Windows Store, uma opção mais atraente.
Falando à revista Edge, Sweeney falou do dilema dos desenvolvedores na escolha entre o Win32 e a nova Universal Windows Plataform da Microsoft.
“Todo aplicativo do Steam – todos os jogos do PC das últimas décadas – utilizam o Win32,” disse ele. “Ele é responsável pelo vibrante mercado de software que temos agora, mas também pelo malware. Qualquer programa pode ser um vírus. A Universal Windows Plataform parece ser o antídoto para isto. Ela é um sandbox – muito mais isolada.”
Como fez em outras ocasiões, ele levantou as dúvidas sobre a possibilidade do Win32 começar a ser descartado.
“Se eles conseguirem fazer isto, então será um pequeno passo forçar todos os aplicativos e jogos a serem distribuídos através da Windows Store,” disse ele. “Quando chegarmos neste ponto, o PC terá se tornado uma plataforma fechada. Não será em um dia, com eles virando uma chave e quebrado sua biblioteca do Steam – o que eles estão tentando fazer é uma série de manobras furtivas. Eles farão ser cada vez mais inconveniente usar aplicativos antigos, simultaneamente se tornando a única fonte para os novos.”

“Lentamente, pelos próximos cinco anos,” continua. “Eles forçarão os patches do Windows 10 para tornar o Steam cada vez pior e mais problemático. Eles nunca irão quebrá-lo completamente, mas farão tanto que as pessoas irão deixar o Steam e a Windows Store parecerá a alternativa ideal. Foi exatamente isto que eles fizeram com outros competidores em outras áreas.”
Tim Sweeney parece se referir às acusações que a Microsoft sofreu de supostamente tentar sabotar o QuickTime, sistema de reprodução de multimídia da Apple, e o Firefox, navegador que já foi um forte concorrente ao Windows Explorer.
No início do ano, Sweeney já havia criticado a empresa por tentar “monopolizar o desenvolvimento no PC” através do UWP. A Microsoft negou, com Phil Spencer – chefe da divisão Xbox – afirmando: “Não estamos tentando fechar o framework para impedir que as pessoas possam distribuir jogos e aplicativos na plataforma.”
A empresa se defende dizendo que o UWP continua sendo um ecossistema totalmente aberto e que não estão tentando fechar sua plataforma. Ela também cita os benefícios – como a possibilidade de levar o software facilmente para todas as plataformas Windows 10 e para o Xbox Play Anywhere.
Falando recentemente ao site GameSpot, Sweeney disse acreditar que a UWP tem “algumas características técnicas incríveis”, mas reafirmou suas preocupações com a Microsoft utilizar atualizações para “remover direitos fundamentais que os usuários têm sobre sua plataforma.”
“Isto é realmente desagradável. A Microsoft está dando a si mesma o poder de alterar as regras a qualquer momento e o usuário não poderá fazer nada sobre isto,” disse ele. “Você sabe, isto é errado. Esta é a cultura que existe dentro da Microsoft. Não acredito que todos na Microsoft se sintam assim, mas a cultura que direciona algumas das lideranças executivas é a de acreditar que o PC não é seu, é deles e eles podem fazer o que quiser com ele. Trata-se de descobrir constantemente até onde eles podem chegar sem que os usuários se revoltem e descubram cada vez mais onde estão os limites.”
Fonte: Gamespot